sábado, 18 de fevereiro de 2012

Levar alguem na garupa da moto requer sintonia e confiança.

Levar alguém na garupa da moto requer sintonia e confiança. Vale destacar que a maioria das pessoas não sabe andar na garupa de uma moto. Mas para quem pega estrada o garupa pode ser não apenas um problema, mas vários ao mesmo tempo. É sempre complicada a primeira vez que uma garupa vai viajar por mais de um dia. É um trauma que elas nunca esquecem. A dica é conversar calmamente antes, pois a moto pode vir a ser pequena para levar tudo que elas querem. Antes de sair para uma viagem cuide de proporcionar conforto a companheira. Conforto quer dizer um banco mais largo e um encosto mais macio. As motos custom por serem muito baixas, geralmente transferem parte do impacto de um buraco ou ondulação para piloto e garupa. Portanto, adote uma pilotagem mais gentil e macia, afinal vocês estão passeando. Outra recomendação é sugerir que ela leve seu MP4 com músicas preferidas. Isso vai ajudar a evitar conversa durante a viagem e assim te tirar a concentração. Algumas garupas descobriram uma maneira de cochilar sem perturbar a pilotagem, apesar de não ser uma postura e nem uma atitude segura. Garupas de primeira viagem tendem a sair de casa de tênis, camisetinha, sem luvas e sem casaco de couro. Perca um tempinho tentando explicar isso a ela. Se você faz parte de um motoclube leve a sua companheira para uma reunião na qual as garupas mais experientes estejam presentes e peça para elas passarem as instruções. A garupa não deve subir na moto como se estivesse montando um cavalo. A maioria apoia um dos pés sobre uma das pedaleiras, passa a perna sobre o banco, apoia o outro pé sobre a pedaleira do lado de lá e senta-se. Tudo errado. Pedaleiras não foram feitas para suportar o peso de uma pessoa. Servem apenas como apoio e não são degraus. A maneira correta é passar a perna por cima do banco, sentar-se e em seguida ajustar-se ao banco. ’. Peça sempre a garupa para não subir na moto sem avisar ao piloto, ainda mais sobre pisos escorregadios ou irregulares. Oriente-a a subir apenas quando você fizer sinal. Nas curvas, peça pelo amor de Deus para que a garupa não se incline para o lado contrário e que nem pilote com você. Esta postura pode provocar um acidente grave. Ela não precisa fazer nada, no máximo colar as pernas nas suas. Se fizer isso já ajuda bastante. É comum, a garupa ficar olhando para o velocímetro, exatamente por cima do ombro do piloto. Algumas chegam mesmo a reclamar da velocidade dando cutucões, joelhadas, beliscões na perna etc. Acerte uma velocidade média que a deixe menos insegura. Depois que ela se acostumar vá lentamente subindo a velocidade. Na maioria das vezes não irão perceber e em pouco tempo acabará se acostumando. Quando for parar a moto peça a garupa para que espere o sinal para descer. Um dos grandes problemas é que elas podem descer pelo lado que os carros estão vindo e assim o risco de atropelamento é enorme. Descer ao sinal do piloto é fundamental e nesse momento a moto estará equilibrada e em local seguro. Não tente estacionar a moto com a garupa em cima. O equipamento da garupa é responsabilidade dela. Ela leva o capacete dela, as luvas dela e a jaqueta dela e você o seu equipamento. Na viagem vocês não conversam, apenas apreciam a paisagem e ela ouve música. No trajeto os pensamentos voam, a palavra é muda e ela vai aprender que numa moto problema não faz curva, mas quando chegarem não vai faltar assunto para conversar. Aproveite a viagem, divirta-se e tire muitas fotos.